O marketing frio por email pode ser um game changer para o seu negócio. Mas sejamos sinceros: elaborar o e-mail frio perfeito não é tarefa fácil. Sabia que 72% dos consumidores preferem o e-mail como principal meio de comunicação com as empresas? Desde assuntos cativantes a textos personalizados e CTAs irresistíveis, é uma tarefa difícil.
E, infelizmente, muitos profissionais de marketing, nos primeiros tempos, cometem erros ao escrever e-mails frios. Mas não tema! Neste guia definitivo, estamos aqui para revelar os erros comuns que os vendedores costumam cometer nas suas campanhas de e-mail frio e, mais importante, como transformar esses erros no seu divisor de águas externo.
Leia mais: 10 práticas de email frio para obter uma taxa de resposta positiva de 40%
Como é que os erros de cold email marketing afetam as empresas?
A divulgação por email frio é ainda um dos meios mais eficazes para a geração de leads de saída. No entanto, mesmo os erros mais evidentes podem ter um impacto negativo no desempenho das suas campanhas. Veja como os erros frios de marketing por e-mail afetam as empresas:
1. Baixas taxas de entrega
De acordo com um relatório da Validity, em média 20,3% dos e-mails comerciais em todo o mundo não chegam à caixa de entrada. Isto não só diminui as hipóteses de a sua mensagem ser aberta, como também prejudica a reputação do remetente do seu domínio. Com uma baixa taxa de entrega, é um desafio alcançar o seu público-alvo através do e-mail frio. Mesmo aqueles que se inscreveram voluntariamente na sua lista podem perder o seu valioso conteúdo.
Leia ainda: 20 práticas para aumentar a taxa de entrega de e-mail [reputação, conteúdos e ferramentas]
2. Baixas taxas de abertura de e-mail
Apenas chegar às caixas de entrada dos potenciais clientes não é suficiente; os destinatários devem abrir os seus e-mails. Se cometer erros comuns de email frio, as hipóteses de obter taxas de abertura de email mais baixas do que o padrão do setor são elevadas.
A taxa média global de abertura de e-mail é de aproximadamente 21,5% em todos os setores. Se a taxa de abertura do seu e-mail for inferior à que deveria, os seus e-mails permanecerão fechados e o CTA será desmarcado. Taxas baixas de abertura de e-mail resultam, portanto, numa falta de engagement, o que impacta severamente o seu funil de vendas.
3. Leads de baixa qualidade
E-mails frios mal escritos podem chegar à caixa de entrada de um potencial cliente e ser lidos. No entanto, os leads de qualidade (com maior probabilidade de converter e corresponder ao ICP) raramente respondem positivamente a mensagens mal escritas. Mesmo que se envolvam inicialmente, o processo de vendas seguinte carece de vitalidade. Pode acabar por investir tempo em leads que, no final do dia, não levam a lado nenhum, custando-lhe tempo e recursos valiosos.
4. Tempo desperdiçado
O tempo é um aspeto crucial das vendas, e os e-mails frios e maus podem consumi-lo rapidamente. Pode ficar ansioso e esperançoso depois de enviar os seus primeiros e-mails, mas se estes contiverem erros comuns, isso poderá levar a baixas taxas de resposta e, como resultado, a menos vendas.
10 erros comuns a evitar em campanhas de email marketing frio e como corrigi-los
O objetivo de uma campanha de e-mail frio é aumentar as taxas de cliques por e-mail. Muitos profissionais de marketing queixam-se que as campanhas frias por e-mail não funcionam para eles. E há explicações para eles. A maioria deles está a cometer erros muito comuns. Eis os 5 erros comuns de envio de e-mail e como pode evitá-los:
1. Não segmentar as suas listas de e-mail
Uma das maiores desvantagens de não segmentar as suas listas de e-mail é a incapacidade de personalizar as mensagens de forma eficaz. O envio de e-mails genéricos para um grupo diversificado de pessoas afeta a relevância da sua mensagem.
De acordo com o inquérito, 54% dos líderes de vendas B2B mencionaram a falta de dados de qualidade como a barreira mais significativa para o sucesso. O mesmo acontece com a sua lista de e-mail se não segmentar o seu público com base em interesses – há uma grande probabilidade de os seus destinatários receberem informações irrelevantes.
O que fazer em vez disso?
A segmentação é o segredo para transformar as suas campanhas de email frio numa plataforma de geração de leads outbound focada e bem-sucedida. Veja como corrigir este erro:
Reúna e organize os seus dados:
Comece por recolher dados relevantes de potenciais clientes. Inclua informações como cargos, setores, dimensão da empresa, localização geográfica e interações anteriores com a sua marca.
Certifique-se de que os seus dados são precisos e atualizados. Limpe a sua lista de quaisquer informações duplicadas ou desatualizadas.
Defina claramente os seus critérios de segmentação. Estes critérios devem estar alinhados com os objetivos e o público-alvo da sua campanha. Os critérios de segmentação comuns incluem dados demográficos (idade, sexo, cargo, função na empresa, etc.), dados da empresa (setor, tamanho da empresa, receita, localização, etc.), comportamentais (interações anteriores com os seus e-mails , site ou compras anteriores), e psicografia (interesses, pontos fracos, preferências de compra, etc.)
Utilize os critérios escolhidos para dividir a sua lista de e-mails em segmentos. Pode criar segmentos como ‘Pequenas empresas na indústria tecnológica’ ou ‘Gestores de marketing na indústria SaaS B2B’.
Uma empresa global ou uma pequena startup, a capacidade de gerir contatos de forma eficiente é important para estabelecer relações fortes e duradouras em qualquer negócio. Para o fluxo contínuo de informação, tomada de decisões Lista de contatos de nível C e gestão de projetos, é crucial comunicar-se a vários níveis organizacionais, desde os executivos de topo até à equipa operacional. An indispensable tool in this process is the Nível C contact list.
2. Elaborando mensagens longas
Em média, um utilizador de email recebe cerca de 120 emails por dia. Outro estudo interessante mostra também que um trabalhador why is my website traffic going down? médio não gasta mais de 12 segundos a ler um e-mail.
Se estes dois dados indicam algo, trata-se de abandonar os e-mails longos. Não há necessidade de ser Stephen King, limite-se a escrever o asb directory mínimo. Se pretende aumentar as suas taxas de resposta não solicitada de e-mails, opte por cópias curtas de e-mail.
O comprimento ideal de um e-mail frio é de 50 a 125 palavras. Comece o seu e-mail com um ponto de saudação/personalização/complemento, resuma o seu ponto em 2 a 3 frases e, por último, adicione um CTA específico, mas curto.
Dica profissional: os e-mails de texto simples funcionam melhor para e-mails frios. Além disso, um tamanho não serve a todos. Por isso, teste A/B diferentes variações de texto de e-mail e veja qual delas funciona melhor para o seu público.
3.º Usando linhas de assunto erradas
As linhas de assunto criam a primeira impressão dos seus e-mails. Na verdade, 33% dos destinatários de e-mail decidem abrir e-mails apenas com base nas linhas de assunto.
As palavras que geram spam nas suas linhas de assunto podem ser sinalizadas por filtros de spam, fazendo com que os seus e-mails caiam na pasta lixo/spam. Nunca envie e-mails frios com assuntos de spam, como “Veja o nosso produto mais recente” ou “Duplique o seu rendimento”, pois estes textos são considerados demasiado bons para serem verdade.
Em vez disso, coloque a sua oferta no corpo do email, na secção CTA. Como os dispositivos móveis representaram aprox. 42% de todos os e-mails abertos em 2019, não otimizar a sua linha de assunto para telemóveis pode ser fatal para as suas campanhas de e-mails não solicitados.
Aqui estão algumas práticas recomendadas para linhas de assunto de e-mail frio:
Tente manter a linha de assunto entre 4 a 7 palavras ou no máximo 60 caracteres.
Não escreva linhas de assunto genéricas. Desperte a curiosidade do seu prospect. Leia os princípios psicológicos que tornam os assuntos mais atrativos.
Evite palavras desencadeadoras de spam como “Venda”, “Ganhe”, “$$”. “Rendimento”, Lucro” etc., para afastar o cutelo dos filtros de spam.
Adicione texto de pré-cabeçalho nos seus e-mails.
Personalize a linha de assunto; mas não utilize muitos pontos de personalização.
Aqui estão alguns exemplos de linhas de assunto de e-mail frio que funcionam:
FOMO: “Oportunidade exclusiva para primeiros utilizadores”
Questionando: “O seu [problema] mantém-no acordado à noite?”
Prova social: “Junte-se a mais de 500 clientes satisfeitos que melhoraram os seus [resultados]”
Curiosidade: “O segredo do [benefício] revelado”
Personalização: “A sua [atividade recente] impressionou-nos”
Reciprocidade: “Um presente para impulsionar o seu [objetivo específico]”
Urgência: “Oferta por tempo limitado: [desconto/oferta] expira em breve”
Endereçamento do ponto problemático: “Resolver o seu problema [ponto problemático]”
Ligação social: “Partilhamos um interesse comum”
Conto de histórias: “Do [desafio] ao [sucesso]: a nossa viagem”
Tal como acontece com a cópia do seu e-mail, é melhor testar internamente as variações da linha de assunto A/B para verificar qual delas funciona melhor.
Leia mais: Um guia abrangente para criar linhas de assunto cativantes para emails frios
4.º Adicionar nenhum CTA ou vários CTAs
Muitos profissionais de marketing, especialmente nos primeiros tempos, cometem o erro de não adicionar um CTA aos seus emails frios. Adicionam vários CTAs ou nenhum CTA.
Um CTA bem elaborado esclarece a ação desejada que pretende que o destinatário execute, o que não deixa espaço para ambiguidades. Orienta-os nas próximas etapas, tornando mais fácil para eles responderem adequadamente. E sem um CTA, o e-mail pode perder rumo e não inspirar ação.
Além disso, os CTA facilitam o acompanhamento do sucesso das suas campanhas de cold email. Ao monitorizar taxas de cliques ou ações específicas (como a marcação de reuniões, a inscrição em webinars), pode medir a eficácia das suas mensagens e fazer melhorias baseadas em dados.
Por outro lado, outro grande erro que pode estar a cometer é adicionar vários CTAs num e-mail. Isto não só confunde os destinatários, como também dilui a importância do CTA principal. Este fenómeno, embora discutível, reduz drasticamente as taxas de cliques para campanhas de e-mail.
5. Sem acompanhamento
Sabia que 80% das vendas acontecem apenas após 5 follow-ups. Isso mesmo. O acompanhamento é a chave.
De acordo com um estudo, as empresas que fazem o follow-up na primeira hora após receberem uma consulta têm sete vezes mais probabilidade de converter o lead num cliente pagante. Isto realça a importância crítica de seguimentos atempados.
Os emails frios são enviados para potenciais clientes que demonstraram algum interesse no seu produto ou serviço. Quando deixa de fazer o follow-up, perde a oportunidade de nutrir esses leads calorosos e conduzi-los através do funil de vendas.